Tejuçuoca

 
A Coordenadora responsável pelo PPDT na EEM Dep. Fernando Mota, profª Luciana, vem fazendo um acompanhamento sistematizado  junto aos professores, após as Reuniões de Conselho de Turma. 
De acordo com as avaliações que os alunos representantes de sala ( líder e vice-líder) fazem sobre a prática pedagógica dos mesmos, ela não deixa passar, aproveita minuciosamente tudo que é dito pelo alunos e dá um  FEEDBACK aos professores. A idéia é assegurar que o professor mude o seu fazer pedagógico, exercendo deliberadamente uma influência construtiva sobre os educandos, ministrando aulas mais prazerosas, portanto, menos cansativas. Além disso, eles percebem que as Reuniões ajudam   na medida que todos recebem um retorno da Coordenação e dessa maneira,  passam a valorizar positivamente e tendo motivação para estarem presentes às Reuniões.
Abaixo apenas dois exemplos. Vale salientar que  a Coordenadora faz para todos os professores.
ENCAMINHAMENTOS REFERENTES À REUNIÃO BIMESTRAL
DO 1o e 2o PERÍODOS DE 2012
CONSIDERAÇÕES DAS TURMAS SOBRE O PROFESSOR:
PROFESSOR(A): Renata Coelho DISCIPLINA(S): Física / Química DATA: ______________

Profa Renata, de acordo com as considerações da turma, os alunos sentem dificuldade em assimilar a matéria, pois consideram o conteúdo bastante difícil de compreender. Por outro lado, registraram que você explica bem o conteúdo. Acrescentaram também que as aulas poderiam ser mais atrativas. Outro aspecto destacado é que você, segundo os alunos, é simpática.
SUGESTÕES:
É esperado que alguns alunos sintam dificuldade nessas disciplinas, física e química. Reconhecemos que não é de fácil assimilação. Observei o considerável índice de notas baixas. Sugiro que revise o conteúdo básico que seja pré-requisito para compreensão desses alunos e cobre uma dedicação maior nos estudos. Destaque a importância de acompanhar o conteúdo ministrado. Procure utilizar estratégias de socialização do conhecimento e aulas dinâmicas. Acredito que você tem as ferramentas necessárias para conseguir êxito com as turmas. Seu bom relacionamento com os alunos contribui para uma boa condução das aulas e consequentemente para uma melhor aprendizagem. 
OBSERVAÇÕES:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

Assinatura do professor _______________________________________________________

Coordenadora Resp. pelo Projeto na Escola ____________________________________

PROFESSOR (A): Clarice Duarte DISCIPLINA(S): Espanhol DATA: _________
CONSIDERAÇÕES DAS TURMAS SOBRE O PROFESSOR:
Profa Clarice, há divergências em relação às considerações dos alunos sobre sua dinâmica na sala de aula. Há turmas que a considera ótima professora, uma vez que você apresenta domínio de conteúdo, interage bem com os alunos, desenvolve aulas dinâmicas, possibilita leituras em grupos e
em grupos e é simpática. Já outras turmas acham que você passa muito conteúdo e explica pouco. Também há alunos que sentem falta de atenção.
SUGESTÕES:
Continue desenvolvendo aulas dinâmicas e interagindo bem com os alunos. Estudar uma segunda língua pode ser muito interessante. Procure identificar as turmas que apresentam maior dificuldade; talvez esses alunos não estejam se envolvendo com o estudo e por isso não estão fluentes na aprendizagem. Converse com a turma e procure novas estratégias para despertar o interesse de cada um.
OBSERVAÇÃO: ________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

Assinatura do Professor: _______________________________________________________

Coordenadora Resp. pelo Projeto na Escola ____________________________________


ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DEPUTADO FERNANDO MOTA



PROJETOS ARTICULADOS:
PROJETO DE VIDA DO ALUNO
APRENDIZAGEM COOPERATIVA
PROJETO DIRETOR DE TURMA (Estudo Orientado)

INVISTA NO ESTUDO EM GRUPO (máximo 5 pessoas)
FORMAÇÃO DE CÉLULAS

  1. Formação do grupo: Procure colegas com os quais você tenha um bom relacionamento e que more próximo de sua casa (colegas da mesma localidade), para que seja viável encontros para estudos.

  1. Planejamento de Estudo
Formado o grupo, organizem-se de tal forma a definir um planejamento de estudo, conforme abaixo:

O que estudar?
Quando?
Quanto tempo?
Onde
Material necessário?
Matemática
13/02/11

2 horas
14h às 16h
Casa da amiga Luana
Livro de matemática, caderno, caneta etc





































  1. Integração do grupo
Tenha em mente uma postura de participação ativa, contribua sempre em alguma coisa. Se for solicitado por um colega, tente explicar as dúvidas da melhor forma possível.
Seja humilde para pedir explicações a colegas sobre algum conteúdo que você não tem domínio.
A afetividade, respeito e diálogo são necessários para a harmonia e sucesso do grupo.

  1. Liderança
Todos os membros serão responsáveis pelo desempenho dos estudos no grupo. No entanto, cada mês será escolhido uma pessoa para socializar o relatório de estudos na sala.


  1. Relatório
Os encontros para estudo em grupo deverão acontecer pelo menos uma vez por semana. No final do mês, o líder do grupo deverá entregar um relatório para o professor responsável, onde constarão as datas dos encontros e as disciplinas que foram estudadas.


  1. Projetos
Os grupos podem desenvolver projetos para serem apresentados na Feira de Ciências da Escola, para a Noite Literária etc

  1. Reconhecimento
Serão divulgados os melhores grupos de estudo, no final de cada bimestre.


Componentes do Grupo
Contato
1




2




3




4




5







Luciana Brandão
Coordenadora de Ação Curricular


Tejuçuoca – 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário