A Coordenadora responsável pelo PPDT na EEM Dep. Fernando Mota, profª Luciana, vem fazendo um acompanhamento sistematizado junto aos professores, após as Reuniões de Conselho de Turma.
De
acordo com as avaliações que os alunos representantes de sala ( líder e
vice-líder) fazem sobre a prática pedagógica dos mesmos, ela não deixa
passar, aproveita minuciosamente tudo que é dito pelo alunos e dá um FEEDBACK aos professores. A
idéia é assegurar que o professor mude o seu fazer pedagógico,
exercendo deliberadamente uma influência construtiva sobre os educandos,
ministrando aulas mais prazerosas, portanto, menos cansativas. Além
disso, eles percebem que as Reuniões ajudam na medida que todos
recebem um retorno da Coordenação e dessa maneira, passam a valorizar
positivamente e tendo motivação para estarem presentes às Reuniões.
Abaixo apenas dois exemplos. Vale salientar que a Coordenadora faz para todos os professores.
DO 1o e
2o PERÍODOS DE 2012
CONSIDERAÇÕES
DAS TURMAS SOBRE O PROFESSOR:
PROFESSOR(A):
Renata Coelho
DISCIPLINA(S): Física / Química
DATA:
______________
Profa
Renata,
de acordo com as considerações da turma, os alunos sentem
dificuldade em assimilar a
matéria, pois consideram o conteúdo
bastante difícil de compreender. Por outro lado,
registraram que
você explica bem o conteúdo. Acrescentaram também que as aulas
poderiam ser mais atrativas. Outro aspecto destacado é que você,
segundo os alunos, é
simpática.
SUGESTÕES:
É
esperado que alguns alunos sintam dificuldade nessas disciplinas,
física e química.
Reconhecemos que não é de fácil assimilação.
Observei o considerável índice de notas
baixas. Sugiro que revise
o conteúdo básico que seja pré-requisito para compreensão
desses
alunos e cobre uma dedicação maior nos estudos. Destaque a
importância de
acompanhar o conteúdo ministrado. Procure utilizar
estratégias de socialização do
conhecimento e aulas dinâmicas.
Acredito que você tem as ferramentas necessárias para conseguir
êxito com as turmas.
Seu bom relacionamento com os alunos contribui
para uma boa condução das aulas e
consequentemente para uma melhor
aprendizagem.
OBSERVAÇÕES:
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Assinatura do professor _______________________________________________________
Coordenadora Resp. pelo
Projeto na Escola
____________________________________
PROFESSOR (A):
Clarice Duarte
DISCIPLINA(S): Espanhol
DATA:
_________
CONSIDERAÇÕES DAS
TURMAS SOBRE O PROFESSOR:
Profa
Clarice,
há divergências em relação às considerações dos
alunos sobre sua dinâmica na sala de
aula. Há turmas que a
considera ótima professora, uma vez que você apresenta domínio
de
conteúdo, interage bem com os alunos, desenvolve aulas dinâmicas,
possibilita leituras
em grupos e
em grupos
e é simpática. Já outras turmas acham que você passa muito
conteúdo e
explica pouco. Também há alunos que sentem falta de
atenção.
SUGESTÕES:
Continue
desenvolvendo aulas dinâmicas e interagindo bem com os alunos.
Estudar uma
segunda língua pode ser muito interessante. Procure
identificar as turmas que
apresentam maior dificuldade; talvez esses
alunos não estejam se envolvendo com o
estudo e por isso não estão
fluentes na aprendizagem. Converse com a turma e procure
novas
estratégias para despertar o interesse de cada um.
OBSERVAÇÃO: ________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
Assinatura do Professor: _______________________________________________________
Coordenadora Resp. pelo
Projeto na Escola ____________________________________
ESCOLA
DE ENSINO MÉDIO DEPUTADO FERNANDO MOTA
PROJETOS
ARTICULADOS:
PROJETO
DE VIDA DO ALUNO
APRENDIZAGEM
COOPERATIVA
PROJETO
DIRETOR DE TURMA (Estudo Orientado)
INVISTA NO ESTUDO EM GRUPO (máximo 5
pessoas)
FORMAÇÃO DE CÉLULAS
- Formação do grupo: Procure colegas com os quais você tenha um bom relacionamento e que more próximo de sua casa (colegas da mesma localidade), para que seja viável encontros para estudos.
- Planejamento de Estudo
Formado
o grupo, organizem-se de tal forma a definir um planejamento de
estudo, conforme abaixo:
O que estudar?
|
Quando?
|
Quanto tempo?
|
Onde
|
Material necessário?
|
Matemática
|
13/02/11
|
2
horas
14h
às 16h
|
Casa
da amiga Luana
|
Livro
de matemática, caderno, caneta etc
|
- Integração do grupo
Tenha
em mente uma postura de participação ativa, contribua sempre em
alguma coisa. Se for solicitado por um colega, tente explicar as
dúvidas da melhor forma possível.
Seja
humilde para pedir explicações a colegas sobre algum conteúdo que
você não tem domínio.
A
afetividade, respeito e diálogo são necessários para a harmonia e
sucesso do grupo.
- Liderança
Todos
os membros serão responsáveis pelo desempenho dos estudos no grupo.
No entanto, cada mês será escolhido uma pessoa para socializar o
relatório de estudos na sala.
- Relatório
Os
encontros para estudo em grupo deverão acontecer pelo menos uma vez
por semana. No final do mês, o
líder do grupo deverá entregar um relatório para o professor
responsável, onde constarão as datas dos encontros e as disciplinas
que foram estudadas.
- Projetos
Os
grupos podem desenvolver projetos para serem apresentados na Feira de
Ciências da Escola, para a Noite Literária etc
- Reconhecimento
Serão
divulgados os melhores grupos de estudo, no final de cada bimestre.
Nº
|
Componentes do Grupo
|
Contato
|
1
|
||
2
|
||
3
|
||
4
|
||
5
|
Luciana
Brandão
Coordenadora
de Ação Curricular
Tejuçuoca
– 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário