Itapajé


ACONTECEU  NO DIA 14 DE MARÇO  NA EEFM ANTÔNIO CUSTÓDIO DE MESQUITA A I ETAPA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PPDT

Professores Diretores de Turma participaram da I Etapa da Formação Continuada do PPDT. O  encontro aconteceu no laboratório de Informática da referida escola.






VISITA DA 2ª CREDE A EEFM ANTONIO CUSTODIO DE MESQUITA
Visita da equipe da 2ª CREDE para alinhamento das ações com Núcleo Gestor, junto a Superintendência Escolar, técnica do NTE responsável pelos Espaços de Aprendizagem e Coordenador Regional do Projeto Professor Diretor de Turma.





EEFM ANTONIO CUSTÓDIO DE MESQUITA

O Conselho Escolar da EEFM Antônio Custódio de Mesquita realiza momentos   de reflexão da palavra de Deus, canto do Hino Nacional e esclarecimento sobre a função do Conselho Escolar, representado pelos segmentos: 
 Professora:  Maria de Fátima Oliveira:
  Aluno: Marcos Suel Gomes Brandão:
 Funcionária Silva Letícia Cruz Araújo e Núcleo Gestor.









EEM MONSENHOR CATÃO PORFÍRIO SAMPAIO
NA JORNADA PEDAGÓGICA
 O momento foi marcado por estudo em grupos...
                                                     reflexões
 apresentações,

 avaliação dos resultados de 2012 e...

planejamento das atividades de 2013.

1º DIA DE AULA DA EEM MONSENHOR CATÃO P. SAMPAIO




FEIRA DAS PROFISSÕES DA EEFM ANTÔNIO CUSTÓDIO







 EEEP ADRIANO NOBRE

 
      Os DIRETORES DE TURMA da EEEP Adriano Nobre realizaram um momento de formação para o cuidado com os demais educadores.
      O objetivo do encontro foi convidar os professores a conhecerem melhor o projeto Diretor de Turma e incentivá-los a assumir posturas solidárias a fim de fortalecer e ampliar a atenção dedicada aos alunos.
     Na ocasião, os professores diretores de turma relataram suas experiências, mostraram os instrumentais do Dossiê e reforçaram a importância desse documento que deve ser consultado e analisado por todos os educadores. Os professores também tiveram a oportunidade de conhecer a plataforma on line do PPDT.
      Ao final da formação, muitos já se predispuseram a atuar como codiretores, auxiliando os que já estão nesta função tão desafiadora e gratificante.   
Parabenizamos a iniciativa da coordenadora Lenilda Vaz e  dos Diretores de Turma!








 
                                



EEFM ANTÔNIO CUSTÓDIO DE MESQUITA 
  Alunos do 3º Ano A, turno manhã, em Oficina de Profissões promovida pela Diretora de Turma Alexandra.  O objetivo da oficina foi incentivar os estudantes na escolha de uma profissão e estimulá-los a conhecer, na prática, a profissão de Bombeiro.








Fonte: Visita da CRPPDT Edna Linhares a escola no dia 07 de novembro de 2012.


FEIRA DE AMOSTRAGEM 2012




Para se ter uma vida saudável, não é necessário ter muito dinheiro ou fazer algo que seja espetacular. Para se ter uma vida saudável, é necessário que você leve a vida de um jeito saudável e leve. As dicas são muito simples, e se resumem em três tópicos:
  • Tenha uma alimentação balanceada: coma frutas, verduras e legumes diariamente. A ingestão recomendada é de 7 porções por dia, mas pelo menos invista num café da manhã com muitas frutas e cereais, e no almoço e no jantar coma mais verduras e legumes do que qualquer outra coisa. Deixe as comidas gordurosas e calóricas para o fim de semana com a família, ou para festas. E no dia-a-dia, coma saudavelmente. Não se esqueça de tomar muita água durante todo o dia.
  • Pratique exercícios físicos regularmente: faça exercícios 5 vezes por semana. Se não puder freqüentar uma academia, troque o elevador pela escada, caminhe sozinha ou com o(a) companheiro(a), ou vá de bicicleta para o trabalho. Se o problema for não gostar de academia, pratique esportes ou danças. Jogue vôlei, tênis, futebol, basquete, natação ou faça aulas de dança. Mas mexa-se sempre! Exercícios trazem melhorias no corpo e na saúde, mas também trazem bem estar mental.
  • Cultive o bem estar psicológico e mental: fuja do stress e tenha uma vida feliz. Leve a vida com calma, não se prenda a problemas e tensões, e não viva com pressa. Aproveite os detalhes da vida como um pôr-do-sol, uma lua cheia, a chuva ou um dia de calor. Olhe como a natureza é bonita, e reflita sobre como é bom viver. Não pense apenas no dinheiro, faça boas ações, seja simpático e procure encontrar um grande amor. Pessoas felizes atraem felicidade. Tanto mental quanto física.




FUNÇÕES DAS EQUIPES DE SALA 

  A Professora Diretora de Turma Alexandra da turma do 3º Ano A turno manhã, da EEFM Antônio Custódio de Mesquita, reformulou-as equipes do Sistema de Telensino e às ultiliza em sua turma, para auxilia-lo no trabalho que desempenha como PDT. Segundo ela, tem sido uma boa estratégia, já que através destas equipes  consegue envolver todos os seus alunos no processo ensino aprendizagem, além de desenvolver o Protagonismo Estudantil.
 

 
Organização:
  • Manter a sala organizada e limpa
  • Conscientizar os alunos a manterem as carteiras em ordem, em fila e cada aluno em sua respectiva carteira.
  • Cuidar da sala como um todo, não deixando os alunos destruir ou riscar a decoração da sala, não tumultuar no gel’augua.
  • Organizar a posição, local dos cartazes apresentados em trabalhos em sala.
  • Cuidar do visual da sala no geral.

Socialização:

  • Comemorar os aniversariantes do mês
  • Leitura de uma mensagem diária ao iniciar a Aula.
  • Compartilhar leitura de livros com a turma
  • Unir a turma, os colegas com dinâmicas ou Brincadeiras.
  • Incentivar os colegas sempre a praticar a leitura e a participar dos grupos de estudos.
  • Ser auto astral, transmitir otimismo.

Monitoramento:

  • Anotar presença, quantidade dos alunos que estão todos os dias freqüentando a aula.
  • Apresentar para a turma o total de faltas e freqüência da semana.
  • Incentivar os colegas a não faltar e a estudar mais.
  • Observar quem traz corretamente os materiais didáticos e quem não traz, quem não cumpre com os acordos da sala, e apresentar estes resultados a toda a turma na aula de formação cidadã.
  • Monitorar os pais que vêm com freqüência as reuniões e os que não vêm para comunicar a gestão e então fazer uma visita a casa dos pais.
  • Monitorar os grupos de estudo
  • Monitorar as notas da turma no semestre

Disciplina:
  • Manter a disciplina na sala, controle, ordem, não existir barulhos, principalmente na hora das explicações dos professores.
  • Conscientizar os colegas das normas em sala que devem ser cumpridas.
  • Divulgar ou criar com a turma bons hábitos, costumes, principalmente das palavras mágicas.
  • Manter a sala em disciplina ao chegar, na hora da aula e ao sair cumprindo os horários estabelecido pela instituição rigorosamente.
  • Conscientizá-los da volta do intervalo, chegar rápido e antes do professor.
  • Ser exemplo sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário